Search


Google Custom Search

Donate






Who's online

There are currently 0 Mapmakers and 1298 guests online.

Curitiba Brasil's blog

The Sustainable Look of the "Third-Age" for Future Generations

 Grupo UAM 2015

“As my grandmother used to say: No one can alter nature, but everyone can improve it”

Several events related to ecology and the understanding of Curitiba were held in 2014 and 2015: The Green Map team from Curitiba conducted, in partnership with the Extension Project of the Open University for Maturity (UAM), an activity targeted at the social value of the elderly in order to contribute and promote quality of life and the cultural and social development of the participants. Workshops with 53 (2014) and 74 (2015) elderly participants were held within this program, in the Botanical Garden campus at the Federal University of Paraná. These sought to raise awareness and record ecological elements in the city related to good and bad practices of sustainability, leading them to understand these actions near where they reside or visit.read more »

Bate-papo sobre o Mapa Verde Curitiba - a sustentabilidade no território da cidade

A sustentabilidade é um tema de interesse crescente e importância real.
Para desmitificar este assunto tão polêmico a Fnac e a Band Curitiba promovem um encontro com Sílvia Pedroso Xavier, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Construção Civil e consultora do Projeto Mapa Verde Curitiba.
Em um bate-papo descontraído a convidada conduzirá uma reflexão sobre os aspectos de sustentabilidade relacionados ao território da cidade, sobre mudanças de hábitos e apresentará o Projeto Mapa Verde Curitiba.

Green Map na ReciclAção EXPOMAI

A EXPOMAI apresenta cursos e palestras técnicas entre os dias 27 e 30 de junho, em sua sétima edição. Onde Educação, consciência, negócios e desenvolvimento norteiam o evento, que está focado em meio ambiente industrial e reciclagem.
A UFPR apresenta o sistema Mapas Verdes, cuja metodologia é intervenção para o incentivo e divulgação de práticas de sustentabilidade, o sistema teve origem na disseminação de informações oriundas da comunidade, sobre o ambiente que a envolve, o emprego de midias e tecnlogias para esse fim.
O evento conta com palestras do SENAI(Serviço Nacionread more »

Realizada Apresentação do Projeto Mapa Verde Curitiba à Copel

Recebemos a visita dos integrantes da Coordenação de Cidadania e Sustentabilidade e da Diretoria do meio ambiente e Cidadania da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), com o objetivo de conhecer nosso projeto e as formas de atuação. Explicamos como são formuladas e aplicadas as oficinas nas comunidades, que contribuem para o êxito do projeto e frisamos nossa atuação em âmbito local, pensando globalmente, além de contarmos com cerca de 170 ícones diferentes, cada um avaliado com qualidade e responsabilidade prezando pela veracidade das informações.

Oficinas Green Map acontecendo

Entre os dias 03 e 07 de outubro realizam-se oficinas no campus Botânico UFPR: UFPR – Setor de Ciências Sociais Aplicadas Campus III - Jardim Botânico Rua Prefeito Lothário Meissner, 632. O Mapa Verde Curitiba é tema: dia 03 as 14:00horas(onde houve participação de alunos dos diversos campus da Universidade)e dia 05 as 19horas. Lembrando que a feira é aberta a toda comunidade!

Pense local, mapeie global!

Oficina com alunos do Colégio Estadual Amâncio Moro

O método utilizado é o SEMEAR, da empresa NEOLABOR, um jeito de ensinar-aprender que facilita o envolvimento dos alunos com as mudanças tecnológicas e culturais que acontecerem no seu entorno. É um método eficiente de educação ambiental, cujo passo a passo reproduzimos:
Sensibilização: Sustentabilidade é um tema inter e transdisciplinar. A idéia é proporcionar situações que estimulem o aluno a ter vontade de participar ativamente do processo de aprendizagem, pois só mudamos quando queremos. Os estudantes são convidados a refletir sobre conceitos de sustentabilidade e têm o primeiro contato com o Mapa Verde, que pode ser projetado em apresentação.read more »

Designe Route - CWB

Este projeto foi resultante de uma palestra ministrada pela Profa. Maria do Carmo no curso de pós-graduação em Design da UFPR, na disciplina de Design de Produtos Sustentáveis, ministrada pelo prof. Aguinaldo dos Santos.
Produto fora lançado durante a Bienal Brasileira de Design em setembro de 2010, destinado aos participantes da bienal e a todos os interessados em localizar os pontos considerados como produtores ou revendedores de produtos com design e com conceitos de sustentabilidade inseridos – mapeados segundo a ótica dos alunos matriculados na disciplina.
Depois de treinados no uso da plataforma pelos bolsistas de extensão do projeto – os mestrandos em numero de 10 passaram a estabelecer os critérios de trabalho e localizar os pontos a ser mapeado com registro dos dados em planilha própria. Segundo passo, definição e localização das coordenadas geográficas dos pontos levantados na pesquisa de campo e uso da plataforma greenmap system.read more »

Metodologia do EDS (Eventos e Reunuiao)

A oficina Mapa Verde fundamentou-se em dois momentos distintos. Primeiro, foram passados 2 vídeos introdutórios que explicavam os objetivos do Green Map System e suas aplicações no cotidiano, com duração de aproximadamente 20 minutos. Em seguida, deu-se início a uma apresentação com o uso de recursos visuais onde foram abordadas as seguintes temáticas: o que é um mapa verde; o que é o sistema Green Map; a história do sistema Green Map; como o projeto funciona e em que locais ele está presente; sua função e seus objetivos, como ele impacta os usuários; como explorar as ferramentas disponíveis no website no site; como é possível acessá-lo em dispositivos móveis; como ele é utilizado na cidade de Curitiba por meio dos mapeadores locais; como foram as oficinas realizadas anteriormente pela equipe; exemplos reais de aplicação em empresas, cidades e universidades; e por fim, o reconhecimento externo por meio e premiações internacionais e citações na mídia internacional. read more »

Participantes do EDS

O EDS 2010 contou com a participação de empresários e acadêmicos de todas as partes do mundo. Todos buscando encontrar e compartilhar ideias para semear um futuro sustentável. A oficina Mapa Verde Curitiba totalizou 62 inscritos dos mais variados segmentos da sociedade. Em sua maioria, o público participante foi composto por professores de variadas instituições de ensino, desde a educação básica até a universitária – em maior parte de outras cidades e potenciais para se tornarem makermaps em suas cidades.
Os participantes demonstraram forte interesse no projeto, que adquiriu maior representatividade perante a comunidade, conforme constatatado através de propostas de parcerias e solicitações de oficinas em suas organizações, após o término da oficina. read more »

Oficinas Para Universitários

O experimento do novo modelo de oficina, voltado para pequenos públicos e com a característica de formadores de opinião (universitários), mostrou-se satisfatório e de grande representatividade no que tange a principal inovação, o ingresso de uma etapa de discussão, em que a opinião da comunidade ultrapassa os limites do mapeamento em si e chega ao nível de compreensão das práticas de sustentabilidade.
Outro resultado foi a ampliação do número de voluntários envolvidos e capacitados para aplicar a metodologia de intervenção do Mapa Verde em Curitiba. Como a oficina contou com poucos participantes externos, foi possível aos mapmakers na ocasião, dar atenção aos novatos no projeto.read more »

Syndicate content