Search


Google Custom Search

Donate






Who's online

There are currently 0 Mapmakers and 1190 guests online.

Portuguese

“MAPA VERDE SOROCABA Sociedade, Cultura e Meio Ambiente” - UM BREVE HISTÓRICO - Soon in English

O projeto “MAPA VERDE SOROCABA Sociedade, Cultura e Meio Ambiente” começou a ser formatado em fevereiro de 2009 e foi aceito pelo GMS – Green Map® System em dezembro do mesmo ano com a denominação GM Sorocaba.

O “MAPA VERDE SOROCABA - Sociedade, Cultura e Meio Ambiente” é um produto cultural que permitirá ao usuário, cidadão ou visitante, a identificação e a localização de diferentes atrativos distribuídos pela cidade. Nossa previsão é mapear a 200 pontos no município.
Os atrativos, divididos em seis categorias, além de estarem identificados visualmente no mapa base da cidade, contam com uma ficha de identificação onde estão disponíveis: endereço e contato telefônico e/ou digital.read more »

Oficina com alunos do Colégio Estadual Amâncio Moro

O método utilizado é o SEMEAR, da empresa NEOLABOR, um jeito de ensinar-aprender que facilita o envolvimento dos alunos com as mudanças tecnológicas e culturais que acontecerem no seu entorno. É um método eficiente de educação ambiental, cujo passo a passo reproduzimos:
Sensibilização: Sustentabilidade é um tema inter e transdisciplinar. A idéia é proporcionar situações que estimulem o aluno a ter vontade de participar ativamente do processo de aprendizagem, pois só mudamos quando queremos. Os estudantes são convidados a refletir sobre conceitos de sustentabilidade e têm o primeiro contato com o Mapa Verde, que pode ser projetado em apresentação.read more »

Designe Route - CWB

Este projeto foi resultante de uma palestra ministrada pela Profa. Maria do Carmo no curso de pós-graduação em Design da UFPR, na disciplina de Design de Produtos Sustentáveis, ministrada pelo prof. Aguinaldo dos Santos.
Produto fora lançado durante a Bienal Brasileira de Design em setembro de 2010, destinado aos participantes da bienal e a todos os interessados em localizar os pontos considerados como produtores ou revendedores de produtos com design e com conceitos de sustentabilidade inseridos – mapeados segundo a ótica dos alunos matriculados na disciplina.
Depois de treinados no uso da plataforma pelos bolsistas de extensão do projeto – os mestrandos em numero de 10 passaram a estabelecer os critérios de trabalho e localizar os pontos a ser mapeado com registro dos dados em planilha própria. Segundo passo, definição e localização das coordenadas geográficas dos pontos levantados na pesquisa de campo e uso da plataforma greenmap system.read more »

Metodologia do EDS (Eventos e Reunuiao)

A oficina Mapa Verde fundamentou-se em dois momentos distintos. Primeiro, foram passados 2 vídeos introdutórios que explicavam os objetivos do Green Map System e suas aplicações no cotidiano, com duração de aproximadamente 20 minutos. Em seguida, deu-se início a uma apresentação com o uso de recursos visuais onde foram abordadas as seguintes temáticas: o que é um mapa verde; o que é o sistema Green Map; a história do sistema Green Map; como o projeto funciona e em que locais ele está presente; sua função e seus objetivos, como ele impacta os usuários; como explorar as ferramentas disponíveis no website no site; como é possível acessá-lo em dispositivos móveis; como ele é utilizado na cidade de Curitiba por meio dos mapeadores locais; como foram as oficinas realizadas anteriormente pela equipe; exemplos reais de aplicação em empresas, cidades e universidades; e por fim, o reconhecimento externo por meio e premiações internacionais e citações na mídia internacional. read more »

Participantes do EDS

O EDS 2010 contou com a participação de empresários e acadêmicos de todas as partes do mundo. Todos buscando encontrar e compartilhar ideias para semear um futuro sustentável. A oficina Mapa Verde Curitiba totalizou 62 inscritos dos mais variados segmentos da sociedade. Em sua maioria, o público participante foi composto por professores de variadas instituições de ensino, desde a educação básica até a universitária – em maior parte de outras cidades e potenciais para se tornarem makermaps em suas cidades.
Os participantes demonstraram forte interesse no projeto, que adquiriu maior representatividade perante a comunidade, conforme constatatado através de propostas de parcerias e solicitações de oficinas em suas organizações, após o término da oficina. read more »

Oficinas Para Universitários

O experimento do novo modelo de oficina, voltado para pequenos públicos e com a característica de formadores de opinião (universitários), mostrou-se satisfatório e de grande representatividade no que tange a principal inovação, o ingresso de uma etapa de discussão, em que a opinião da comunidade ultrapassa os limites do mapeamento em si e chega ao nível de compreensão das práticas de sustentabilidade.
Outro resultado foi a ampliação do número de voluntários envolvidos e capacitados para aplicar a metodologia de intervenção do Mapa Verde em Curitiba. Como a oficina contou com poucos participantes externos, foi possível aos mapmakers na ocasião, dar atenção aos novatos no projeto.read more »

Desenvolvimento de um Sistema Informacional que Simule a Estrutura Físca de uma Cidade Universitária

De forma a estimular a modernização pública, deve-se investigar meios de racionalizar custos e promover a transparência e democratização dos serviços públicos. Objetiva-se investigar sistemas de informação aplicados como ferramenta na construção de cidades digitais para então construir um protótipo que simule a estrutura física da UFPR, através das etapas: planejamento, revisão bibliográfica, escolha da plataforma, coleta de informações, e inclusão dos dados.
Uma análise da situação do portal de informações da UFPR evidenciou dificuldades quanto ao acesso a informações, especificamente, a localização exata das diversas unidades da instituição, a atividade por elas exercida, o contato para dirimir duvidas e obter informações e também o fato de os links que redirecionam o usuário as suas homepages são conteúdos que não se encontram organizados de forma a serem acessados facilmente pelos usuários. read more »

E-Campus - Conteúdo e Servicos Digitais Para Projetos de Campi Virtuais

O projeto visa conhecer a estrutura e localizar as informações da Universidade Federal do Paraná, construindo um mapa virtual e interativo da instituição de grande porte, visando obter informações referentes a dimensão física do campus e sua dispersão no espaço da cidade de Curitiba.
Para tanto foi realizado um levantamento de dados sobre a estrutura física e acadêmica da universidade, especificando os pontos importantes para facilitar a localização exata das unidades da UFPR, bem como o entendimento de suas atividades e o contato do(s) responsável(is). Provendo desse modo um universo de informações organizado que facilita o manuseio para o usuário.read more »

Mesas Temåticas

Oficina oferece participação em mesas temáticas por meio de resumos de artigos previamente inscritos e selecionados para um dos quatro temas globais. Entre os mais de 150 trabalhos apresentados e discutidos nas mesas temáticas, a equipe de mapmakers contribuiu com 5 produções, todas evidenciando as inúmeras aplicações do Green Map em relação à educação ambiental. Os resumos inscritos foram os seguintes:
1- A iconografia como instrumento de apoio à educação ambiental;

2- O sistema de informação do Mapa Verde: estudo de usabilidade;

3- Educação ambiental e acesso a informação para o exercício da cidadania;read more »

Resultados EDS

Foi possível adquirir maior representatividade perante a comunidade, em grande parte devido à reportagem publicada em jornal de grande circulação do Estado, acessível no seguinte link: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=100.... A matéria relata nossa oficina, divulga o Mapa Verde e traz instruções de acesso ao mapa. Além disso, a oficina no EDS rendeu interesse da TV RECORD para a realização de uma reportagem com a equipe. Nos dias seguintes à oficina, a equipe foi entrevistada a fim de dar informações sobre o Mapa Verde.read more »

Syndicate content